Ao invés de desistir, avance!
janeiro 3, 2017
E o verbo se fez carne
janeiro 3, 2017

Qual o Significado de “Maranata”?

 

A palavra “Maranata” é de origem aramaica e aparece apenas uma vez na Bíblia, em I Coríntios 16:22: “Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Maranata.” Qual o significado deste termo? Algumas alternativas já foram propostas, as cinco que mais se destacam são:

1ª) Uma declaração de que Cristo já veio

Segundo alguns etimologistas a palavra é decomposta da seguinte maneira: Mar= Senhor; an= nosso e athá= veio. Os três elementos constitutivos significam: “O nosso Senhor veio”. Arnaldo Christianini nos informa o seguinte: Houve mesmo um escritor que, a respeito desta frase fez a seguinte observação: Os judeus que esperavam a vinda do Messias, diziam frequentemente: Marãn! Marãn! (Senhor nosso! Senhor nosso!). E os cristãos lhes respondiam: Marãn-athá (O nosso Senhor já veio). – Revista Adventista, junho de 1958, pág. 12.

2ª) Uma alusão a vinda de Cristo

Outros estudiosos insistem que o sentido da frase não é passado, mas sim futuro, desde que a língua hebraica apresenta a seguinte característica, embora o verbo não esteja no futuro ele indica um futuro profético. Os crentes primitivos eram animados diante das lutas e adversidades com a expressão encorajadora – Marán-athá, “O nosso Senhor virá”.

3ª) Um frase apelativa para a entrega da vida à Jesus

A frase expressaria um apelo ou chamado para que os pecadores aceitassem a Cristo: “Vem ao Senhor Jesus”.

4ª) Um alerta quanto a vinda do Senhor

O vocábulo tem um sentido de advertência, diante da proximidade do retorno de Cristo: “Nosso Senhor está vindo”.

5ª) Um desejo ardente de ver Jesus voltar

Nesta classe se encontram aqueles que explicam a expressão Marán-athá, como sendo optativa, ou expressando um desejo; assim a traduziram: “O nosso Senhor, vem”. Ela nos transmite o mesmo desejo expresso pelo apóstolo João em Apoc. 22:20 : “Ora vem, Senhor Jesus.”

Conclusão

É difícil apresentar com precisão o exato significado desta palavra aramaica, mas procurando captar o consenso geral dos estudiosos, “esta fórmula é uma profissão de fé em Jesus como Senhor e na Sua volta.”. – Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Verbete – Maranata, págs. 937-938.

De fato, a volta de Jesus é nosso maior sonho. A esperança de vê-lo voltar deve nos motivar a cada dia à santificação e ao preparo para encontrá-lo. Maranata!

Adaptado de Pedro Apolinário

 

Everton Almeida
Everton Almeida
Everton Almeida é o pastor criador do projeto "Compreendendo as Escrituras". Para conhecê-lo melhor veja sua biografia. Encontre-o também nas redes sociais: Facebook | YouTube