A dinâmica da Felicidade
janeiro 3, 2017
O mestre por excelência- parte 2
janeiro 3, 2017

Inversão de prioridades!

Em 536 a.C, depois de 70 anos no cativeiro, cerca de 50 mil judeus voltaram à Jerusalém sob o decreto de Ciro, dirigidos por Zorobabel e Josué, respectivamente o líder administrativo e religioso (Ed 1 e 2). A expectativa de reconstruir o templo e a cidade era grande, mas a rejeição de contar com a ajuda dos samaritanos para a reconstrução trouxe ferrenha oposição destes (Ed 4) que resultou em um cancelamento da obra (Ed 4:23 e 24). Somente no segundo ano de Dario, em 520 a.C (Ag 1:1) que a obra foi retomada, ou seja, 14 anos depois.

Deus levanta o profeta Ageu para repreender o povo e através dele pergunta: “É para vós tempo de habitardes nas vossas casas apaineladas enquanto esta casa fica deserta?” (Ag 1:4). A repreensão de Deus é acerca da inversão de prioridades, pois eles estavam colocando suas residências acima do templo de Deus. Estavam morando em “casas apaineladas” enquanto os alicerces do templo estavam há 14 anos empoeirados. A palavra “apainelar” vem do hebraico safan e significa “cobrir com madeira”, “colocar forro”, geralmente com lambris de cedro, madeira importada . Era um requinte, um luxo praticado por reis (Jr 22:14).

É fácil verificar a inversão de prioridades: As pessoas estavam trabalhando em suas casas entusiasmados, porém, quanto ao templo estavam desanimados. Empenhados em construir o melhor para si, forrando suas casas e dando até mesmo um requinte de luxo, já quanto a casa de Deus, nem mesmo o básico! Em outras palavras: “o melhor para mim, o pior para Deus”. Será que não trilhamos hoje o mesmo caminho? O nosso entusiasmo com nossas conquistas pessoais é de igual nível com as coisas de Deus? Deus deve estar sempre em primeiro lugar, portanto, não invertamos as prioridades!

 

Everton Almeida
Everton Almeida
Everton Almeida é o pastor criador do projeto "Compreendendo as Escrituras". Para conhecê-lo melhor veja sua biografia. Encontre-o também nas redes sociais: Facebook | YouTube