O mestre por excelência- parte 2
janeiro 3, 2017
A profecia que anuncia o surgimento do islamismo
janeiro 3, 2017

O mestre por excelência- parte 1

Diferente dos evangelhos sinóticos, João seleciona apenas 7 milagres para exaltar o poder de Jesus, e assim, demonstrar Sua divindade. O último destes milagres é a ressureição de Lázaro (João 11:1-46) coroando todos os milagres de Cristo. Neste relato o Senhor é identificado como “mestre” (v.28) e realmente ele nos ensina preciosas lições:
1º Lição- O sofrimento chega também aos mais próximos de Jesus- verso 5 e 6
O texto bíblico diz que Jesus “amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro” e mesmo assim, Lázaro ficou doente e suas irmãs estavam sofrendo por causa de sua enfermidade. Os cristãos que amam a Jesus e seguem seus ensinos não ficam em uma capsula de proteção ausentes de lutas e dificuldades desta vida. O pecado com suas terríveis consequências afeta a todos, inclusive os que se relacionam com Cristo.
2º Lição- A morte é um sono- verso 11
Lázaro morreu. No entanto, o próprio Jesus comparou a morte a um sono dizendo: “Lázaro adormeceu, mas eu vou despertá-lo”. Em seguida Ele esclarece: “Jesus, porém, falara com respeito a morte de Lázaro” (v.13). O que ocorre aqui é uma confirmação do ensino bíblico da morte. Quando o homem morre “o corpo volta a terra como era, e o “espírito” (fôlego de vida) volta a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7). Este fôlego não é uma alma consciente que sai de nós, é apenas o sopro de vida que Deus deu ao homem ao cria-lo (Gênesis 2:7), e que, no momento da morte retorna à Deus. Assim, na morte cessa por completo a vida do ser humano. Em outras palavras, não há lembras, novas oportunidades e consciência após a morte. É como se fosse um sono profundo, um estado de inconsciência absoluta. De forma bem simples: Morreu, morreu! A pessoa espera a ressureição, da vida ou da condenação (João 5:28 e 29).

 

Everton Almeida
Everton Almeida
Everton Almeida é o pastor criador do projeto "Compreendendo as Escrituras". Para conhecê-lo melhor veja sua biografia. Encontre-o também nas redes sociais: Facebook | YouTube