O significado da cruz
janeiro 3, 2017
Reinando com Cristo
janeiro 3, 2017

Apocalipse 3:20- “Eis que estou à porta e bato”

Apocalipse 3:20 é um texto muito conhecido da Bíblia e diz que Jesus esta batendo à porta. Que porta é essa? Simbolicamente representa a entrada do coração. Para compreendermos corretamente esta cena é necessário compreendermos o costume oriental naquela época:

Um amigo em visita cordial, não apressada, anunciava seu nome, e o anfitrião reconhecia a voz, convidando-o a entrar. Porém, numa situação de urgência, como a chegada de um exército ou a uma tempestade, não havia tempo para anúncios formais e utilizava-se o método de bater fortemente a porta, indicando que o assunto era sério. 

(SILVA, 2009, p.97)

Assim, entendemos que hoje Cristo está a porta do coração de cada filho seu, porém não simplesmente para fazer uma visita regular, mas pelo fato dEle bater com força, implica que o momento é de urgência. Duas condições são fundamentais para que Ele faça morada no coração humano: Ouvir a voz e abrir a porta.

Quanto a ouvir a voz de Deus, nota-se no texto bíblico que Cristo não só esta batendo, mas também clamando, gritando a fim de que a porta seja aberta. Do contrário o texto seria: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir o barulho e abrir a porta…”. Mas não é assim. O texto diz: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz…” (Ap 3:20). Assim, é claro que Ele não está somente batendo com força e urgência, mas também falando ou gritando.

Salomão abre o seu livro no capítulo 1 de Provérbios mostrando a importância de se ouvir a voz de Deus. Ele faz distinção entre os que ouvem a voz do Senhor e os que a negligenciam. A diferença de ambos é notória: o verso 33 diz que quem ouve a voz do Senhor estará seguro e descansado do temor do mal. Por outro lado, quem não ouve o Senhor hoje, no dia do juízo vai clamar, mas Ele não irá ouvir (28 e 30). Então, para que a promessa de Cristo seja concretizada na vida do crente depende deste ouvir Sua voz!

Além do crente estar sensível à voz de Cristo, é necessário uma ação individual, o ato de abrir a porta. Está é a segunda condição. Muitos ouvem a voz, mas não abrem a porta. Por isso Jesus disse: “quem ouvir a minha voz e abrir a porta…” (Ap 3:20).

O fato de Jesus estar a porta do coração, batendo fortemente com urgência, gritando e prometendo entrar, é bom ou ruim? Os dois. Por um lado é muito bom, pois a despeito das falhas e pecados do homem, Ele não desistiu e continua insistindo com o ser humano. Já por outro lado, é ruim, pois isso mostra que o Senhor está do lado de fora e Ele quer estar dentro.

A melhor atitude perante esta cena é a de decisão. Todo verdadeiro cristão deve constantemente estar atento à voz do Senhor e atender Seu apelo para abrir a porta do coração a fim de que Cristo assuma o cetro de sua vida. Esta é a única forma que certificará a vitória para cada cristão que vive no tempo do fim e luta como um soldado contra as forças do mal (Ef 6:10-18).

Everton Almeida
Everton Almeida
Everton Almeida é o pastor criador do projeto "Compreendendo as Escrituras". Para conhecê-lo melhor veja sua biografia. Encontre-o também nas redes sociais: Facebook | YouTube