O paradoxo de Cristo à igreja de Laodicéia
janeiro 3, 2017
A síndrome da mornidão
janeiro 3, 2017

Apocalipse 3:14- “O princípio da criação de Deus”

Ao se apresentar à igreja de Laodicéia Jesus é identificado como sendo o “amém, a testemunha fiel e verdadeira”. Este título aparece também no início do livro (cf. Ap 1:5), mostrando que Jesus é o autor das cartas às sete igrejas. Ao dar a sua última mensagem ao povo que corresponde ao último período da história, João faz questão de lembrar que Ele é a verdade (Jo 14:6), e, portanto, sua mensagem deve ser aceita sem vacilação.

Outro título que aparece para Cristo é “o princípio da criação de Deus”. Alguns, querendo negar a plena divindade de Cristo dizem que este texto aponta para um dia em que Cristo foi criado pelo Pai. Logo, ele é a primeira criatura de Deus, não podendo ser Deus como o Pai. Mas de fato, o que significa essa expressão? Este texto nega a pré-existência de Cristo? Seria ele no sentido literal da frase, o primeiro ser criado em algum tempo da eternidade remota?

A frase transliterada do texto em grego é: “He arché tes ktiseos tou theon”. A palavra arché, “princípio”, pode ser usada no sentido passivo ou ativo (NICHOL, 1978). Em sentido passivo se refere ao que recebe a ação no princípio. Se interpretarmos assim, significa que Cristo foi o primeiro ser criado. Porém, essa mesma palavra no sentido ativo se refere ao que começa uma ação, a primeira causa ou causa motor. Desta maneira, significa que Cristo é próprio criador. A segunda opção é a mais adequada, pois está em harmonia com as demais declarações bíblicas que apontam Cristo como criador, tais como Jo 1:3; 1Co 8:6; Hb 1:1-3 e Cl 1:13-16. Assim, “essa expressão proclama a Jesus como a causa primária da criação, Aquele de quem se originaram todas as coisas criadas” (WHIDDEN et al., 2006, p. 125).

É provável que Cristo seja destacado como criador ao se apresentar à igreja de Laodicéia evidenciando que somente Ele pode recriar a situação desesperadora que envolve o povo remanescente. Assim, entreguemos nossas vidas ao Senhor, pois Ele é poderoso para fazer qualquer tipo de transformação em nosso ser!

 

Everton Almeida
Everton Almeida
Everton Almeida é o pastor criador do projeto "Compreendendo as Escrituras". Para conhecê-lo melhor veja sua biografia. Encontre-o também nas redes sociais: Facebook | YouTube