Visão da eternidade
janeiro 3, 2017
Bem-aventurados os humildes de espírito
janeiro 3, 2017

A eleição divina

A temática da eleição divina na Bíblia deixa alguns maravilhados e outros perplexos. Um teólogo disse certa vez: “Tente explicar a eleição e pode acabar perdendo o juízo; tente livrar-se dela e perderá a alma!” . O que significa eleição? Quando iniciou no cenário bíblico esta idéia? Porque Deus a estabeleceu?

A primeira vez na Bíblia que aparece o tema da eleição é com Abraão em Gênesis 12:1-3. Exatamente depois da rebelião em Gn 11, Deus elege Abrão. A sequência dos versos deve ser notada:

Gn 12:1- Abrão é eleito

Gn 12:2- Ele deve ser uma benção

Gn 12:3- Todas as famílias da terra serão abençoadas

A humanidade estava em uma maldição, porém, através da eleição Deus abre o caminho para a benção. É óbvio que a eleição implica em singularidade, pois um ocupa o cargo e o outro não. Mas o que não podemos esquecer é que a eleição é por causa do outro! Assim, podemos resumir a “mecânica da eleição” da seguinte forma: “És tú e não o outro, mas és tú por causa do outro” . Em outras palavras, a eleição é missão. É viver para resgatar os outros. Assim, ela não é um simbolo de exclusividade, mas de universalidade! Deus quer alcançar todos, por isto, Ele chama, capacita e usa os eleitos para que todos recebam a benção da salvação.

Everton Almeida
Everton Almeida
Everton Almeida é o pastor criador do projeto "Compreendendo as Escrituras". Para conhecê-lo melhor veja sua biografia. Encontre-o também nas redes sociais: Facebook | YouTube