CURSO COMPREENDENDO AS ESCRITURAS

 
“Compreendes tu o que lês?”

Filipe foi um dos evangelistas escolhidos pela igreja primitiva (At 6:5) e desenvolveu um ministério extraordinário na cidade de Samaria. O texto bíblico declara que “as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia” (At 8:8). O resultado do trabalho é descrito no verso 8: “Havia grande alegria naquela cidade”.

No entanto, o anjo do Senhor pede para Filipe sair de Samaria, deixar as multidões e seu sucesso evangelístico para seguir em uma “estrada deserta”. Sem relutar, Filipe se levanta e vai (v. 26 e 27). Naquela estrada deserta descendo de Jerusalém para Gaza ele viu um etíope no seu carro lendo as Escrituras, este era eunuco e superintendente de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes (v. 27). Ele estava lendo um trecho do profeta Isaías, mas não compreendia.

Movido pelo Espírito Santo, o evangelista se aproxima e pergunta: “Compreendes tu o que lês?”. A resposta foi: Como poderei compreender se alguém não me ensinar? Então Filipe se assenta no carro, e começa a explicar a aquela passagem anunciando-lhe Jesus. Convencido da mensagem, o etíope declara sua crença e pede o batismo. Após o batismo Filipe é guiado por Deus para outras localidade e o etíope segue seu caminho jubiloso. Deus se preocupou com um filho sincero que estudava a Bíblia e deu a ele a oportunidade de compreender corretamente Suas mensagens reveladas!

Querido amigo, assim como o etíope, centenas de pessoas estão estudando as Escrituras, mas não conseguem compreender o texto bíblico. Outros pensam que conhecem as Escrituras, porém, estão sendo enganados “pelos falsificadores da Palavra” (2Co 2:17). Deus está te dando a oportunidade de compreender as Escrituras através de uma série de estudos relevantes sobre os principais temas da Bíblia. Não perca a oportunidade de aprender das maravilhosas verdades bíblicas e descobrir o plano de Deus para você e sua família!


Um forte abraço,

Pr. Everton Almeida